São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA 2

Receita notifica Odebrecht por dívida de US$ 281 milhões

DA REDAÇÃO

O Seniat, equivalente venezuelano da Receita Federal no Brasil, notificou ontem à Odebrecht que a construtora brasileira deve pagar o equivalente a US$ 281,6 milhões em impostos referentes aos anos de 2006 e 2007. O débito apareceu após uma fiscalização, disse a entidade em nota.
O comunicado diz que a Odebrecht tem 15 dias para apresentar nova declaração de imposto e pagar toda ou parcialmente a dívida -a maior encontrada em auditorias em 2008. "O reparo obedeceu a omissão de rendas em declarações de impostos e também", diz o texto, que menciona "custos e gastos" que foram considerados improcedentes. "A empresa estrangeira aproveitou descontos por novos investimentos de bens que não se ajustam à normativa."
Até o fechamento desta edição, a construtora não havia se pronunciado.
A notificação ocorre semanas após a empresa brasileira ter sido expulsa pelo governo do presidente esquerdista equatoriano Rafael Correa, que a acusou de ter cometido irregularidades na construção de uma hidrelétrica. Já o presidente venezuelano Hugo Chávez, que tem relação tumultuada com multinacionais por causa das nacionalizações, costuma chamar o presidente da construtora, Emílio Odebrecht, de "amigo" e confia à empresa algumas de suas obras mais estratégicas, como pontes sobre o Rio Orinoco.


Texto Anterior: Venezuela: Governo prende 21 policiais por morte de estudante
Próximo Texto: SUCESSÃO NOS EUA

Projeções indicam que Obama venceu McCain e é o novo presidente dos EUA

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.