São Paulo, quinta-feira, 05 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maine revoga nas urnas lei de casamento gay

DE NOVA YORK

Os cidadãos do Estado americano do Maine decidiram ontem reprovar uma lei que permitia o casamento entre pessoas de mesmo sexo. A decisão é um revés para os grupos e ativistas de direitos de homossexuais. Com a votação, o Maine se torna o terceiro Estado americano em que os eleitores revertem a decisão do governo. Antes do Maine, Califórnia e Havaí tomaram decisões semelhantes.
Os Estados que hoje permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo (Massachusetts, Connecticut, Iowa e Vermont) tomaram a decisão por meio da Justiça ou do Legislativo, nunca pelas urnas. Em New Hampshire, as licenças para esses casamentos serão concedidas a partir de janeiro.
A expectativa era que o Maine se tornasse o primeiro Estado americano a permitir o casamento com aprovação popular. Frank Schubert, da campanha contra a aprovação, disse que "a instituição do casamento foi preservada".


Texto Anterior: Oposição derrota candidatos de Obama
Próximo Texto: Por margem estreita, Bloomberg consegue o 3º mandato em NY
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.