São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque mobiliza militares brasileiros

DA REDAÇÃO

A tropa de 48 brasileiros que se encontra em Timor Leste foi deslocada para o centro de Dili para tentar conter os distúrbios de ontem. Porém, ao chegarem ao local, o tumulto já havia sido controlado. A informação é do Centro de Comunicação Social do Exército brasileiro, em Brasília.
Nenhum dos brasileiros que estão no país chegou a se envolver nas manifestações, segundo o Exército, que acrescentou que a situação em Timor já estava calma e os militares do Brasil haviam retornado para a base militar.
A função dos brasileiros em Timor Leste é a de Polícia do Exército. Entre as atribuições da missão brasileira estão escolta de comboios militares, controle de distúrbios, segurança de autoridades, perícia técnica e verificação de ocorrência com militares.
Eles integram as forças de paz das Nações Unidas.
O atual contingente brasileiro chegou ao país há poucos dias. Membros do 2º Batalhão da Polícia do Exército (PE) em São Paulo, eles deixaram o Brasil no dia 27 de novembro, chegando a Dili no final da semana passada. Alguns militares brasileiros que já estavam no país, do 3º Batalhão da PE de Porto Alegre, estão participando de uma transição e devem deixar o país em breve. Eles retornam para o Brasil amanhã.
A troca dos militares faz parte de um rodízio imposto pelo Exército brasileiro. Outros 12 oficiais brasileiros atuam no grupo de observadores da ONU no país. Eles não têm atuação militar.
(GUSTAVO CHACRA)


Texto Anterior: Ásia: Protesto em Timor termina com 5 mortos
Próximo Texto: Iraque na mira: Vice de Saddam acusa inspetores da ONU de espionagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.