São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em site chavista, intelectuais fazem autocrítica

DE CARACAS

As explicações para a primeira derrota de Hugo Chávez em nove anos provocaram uma avalanche de artigos no site www.aporrea.org, o mais importante fórum de discussão de intelectuais identificados com o governo venezuelano.
Uma das críticas mais duras vem do sociólogo alemão Heinz Dieterich, ideólogo do dito "socialismo do século 21". Para ele, Chávez pode ser deposto no ano que vem "se não forem tomadas medidas realistas já".
Radicado no México, Dieterich diz que a causa principal da derrota "é o sistema vertical de condução do processo bolivariano": "o Parlamento é essencialmente uma caixa de ressonância da vontade presidencial, onde os deputados (...) dizem "sim" a tudo que ele propõe, ainda que seja inviável".
Para sobreviver aos ataques de Washington, Dieterich sugere, entre outras medidas, criar "instâncias pluralistas", recompondo inclusive com o ex-ministro da Defesa Raúl Isaías Baduel, "do centro".
A jornalista Vanessa Davies, da emissora estatal VTV e próxima de Chávez, afirma que a derrota se deve tanto à atuação equivocada do chavismo quanto à estratégia oposicionista. Ela enumera, entre outros motivos, as "más ou péssimas" administrações regionais chavistas; "a escassez de alimentos fabricada pelos setores conspiradores do empresariado"; e a incompreensão sobre "o movimento estudantil promovido e treinado pelo Departamento de Estado dos EUA".
Davies propõe mudanças urgentes nas "comunicações da revolução": "mais informação e análise", não publicidade. (FM)


Texto Anterior: Para juiz oposicionista do Conselho Eleitoral, votação derrubou três mitos
Próximo Texto: Bush prega livre comércio contra Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.