São Paulo, sábado, 05 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão em casa noturna mata 86 na Rússia central

Tragédia foi causada por acidente com fogos de artifício, segundo autoridades

Primeiros relatos geraram temor de um novo atentado terrorista, como o contra um trem há uma semana, mas polícia descartou hipótese


DA REDAÇÃO

Ao menos 86 pessoas morreram, e outras 114 ficaram feridas após explosão em casa noturna na cidade de Perm, na Rússia -na região dos montes Urais e cerca de 1.200 km a leste de Moscou- na noite de ontem (começo da madrugada local), segundo agências de notícias russas.
Informações iniciais de autoridades locais davam conta de que a explosão havia sido causada por acidente envolvendo fogos de artifício. A Lame Horse, localizada no centro da cidade de 1,2 milhão de habitantes -a sexta maior cidade da Rússia-, celebrava aniversário, de acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti.
No momento da explosão, havia aproximadamente 200 pessoas na casa noturna. As vítimas eram, de acordo com a polícia, na maioria funcionários locais e familiares, e muitas delas morreram após a explosão, devido à fumaça ou pisoteadas em meio à correria.
Não ficou claro, no entanto, se os fogos de artifício estavam armazenados ou sendo manejados como parte dos festejos. Há cerca de dois anos, um episódio semelhante envolvendo os artefatos matou dez pessoas em Moscou.
O incêndio decorrente dos fogos de artifício foi rapidamente controlado pelos bombeiros. A casa noturna é contígua a um edifício residencial, que não foi, entretanto, danificado pela explosão.
Momentos após a tragédia, a emissora estatal de TV Vesti-24 já mostrava imagens dos corpos das vítimas empilhados na rua em frente ao local.
Os primeiros relatos imediatamente geraram temores de que a explosão tivesse sido causada por ação terrorista. A hipótese, no entanto, foi imediatamente rechaçada pelas autoridades locais.
"Não estamos falando de um ataque terrorista. Estamos falando de uma falha de segurança", afirmou o porta-voz da Procuradoria-Geral, de acordo com a agência de notícias russa Itar-Tass.

Separatismo
No último dia 28 de novembro, um ataque a bomba fez descarrilhar um trem de luxo que fazia o trajeto de Moscou a São Petersburgo, matando 26 pessoas e deixando outras dezenas de feridos.
O ataque foi reivindicado na última quarta-feira por separatistas islâmicos da república-membro russa da Tchetchênia, no Cáucaso, região que foi palco de anos de sucessivas ondas de violência depois de uma declaração unilateral de independência no começo da década de 1990.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Questão hondurenha ameaça isolar Brasil na OEA
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.