São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Ministro propõe sentença para porte de arma

Crimes a mão armada dobram durante governo de Tony Blair

DO "THE INDEPENDENT

O número de crimes com armas de fogo praticamente dobrou depois que os trabalhistas assumiram o poder no Reino Unido. Dados que serão divulgados nesta semana revelarão que mais de 8.000 crimes com armas de fogo foram cometidos no último ano.
Essa última estatística, que será apresentada uma semana após a morte de duas adolescentes em Birmingham -uma baleada no peito e outra na cabeça-, irá colocar os crimes armados no topo da agenda política britânica e deverá provocar intensas críticas ao governo de Tony Blair.
O ministro do Interior, David Blunkett, deve dizer hoje aos membros do Parlamento que está introduzindo uma sentença mínima de cinco anos de prisão pela posse ilegal de armas de fogo. Atualmente, não há sentença mínima para esse tipo de crime.
Na próxima sexta-feira, Blunkett participará de uma conferência com delegados da polícia, promotores, funcionários da imigração e representantes da comunidade para dar início a uma campanha contra armas de fogo.
O primeiro-ministro trabalhista Tony Blair assumiu em 1997. Entre esse ano e 1998, foram registrados cerca de 4.900 crimes na Inglaterra e no País de Gales envolvendo o uso de armas de fogo.
Esse número subiu para 7.362 no ano que terminou em abril de 2001. Segundo porta-vozes do Ministério do Interior, as estatísticas referentes a 2001/02 mostrarão um aumento semelhante ao registrado nos anos anteriores.
Uma análise regional dos números mostra que os crimes praticados com armas de fogo são preponderantemente um fenômeno urbano. Em 2001/02, as armas foram utilizadas para matar 73 pessoas, metade das quais em Londres e Manchester.
Uma pesquisa feita para o jornal "The Independent", publicada ontem, mostra um crescimento de aproximadamente 23% nas agressões à mão armada.



Texto Anterior: Venezuela: Chavistas atacam posto da polícia municipal de Caracas
Próximo Texto: Panorâmica - Coréia da Norte: Seul utiliza diplomacia para evitar crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.