São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Israel disse aos EUA que visava levar Gaza "à beira do colapso"

Relato sobre bloqueio está em papéis revelados pelo WikiLeaks

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Israel afirmou aos EUA que o bloqueio imposto à faixa de Gaza visava colocar o território palestino "à beira de um colapso", sem no entanto permitir que a economia local fosse arruinada.
O relato faz parte dos mais de 250 mil despachos da diplomacia americana obtidos pelo WikiLeaks e foi revelado ontem pelo jornal norueguês "Aftenposten", que diz ter tido acesso a todo o material.
No documento, datado de novembro de 2008, diplomatas americanos relatam que o governo israelense disse "em múltiplas ocasiões" ter intenção de manter a economia do território "operando ao nível mais baixo possível para evitar uma crise humanitária".
O bloqueio foi imposto em 2007, após conflito entre as forças palestinas que resultou na expulsão do laico Fatah de Gaza. Desde então, Gaza é governada pelo grupo radical islâmico Hamas.
O bloqueio fracassou em retirar o Hamas do poder, mas teve graves consequências para a economia local.
No fim de 2008, Israel promoveu avassaladora ofensiva contra o território, alegando necessidade de conter o disparo de foguetes contra seu território. Em quase um mês de ações, mais de 1.400 palestinos foram mortos.
Atualmente, estima-se que até 60% dos 1,5 milhão de habitantes se encontrem abaixo da linha de pobreza e cerca de 80% necessitem de ajuda humanitária. O desemprego chega a estimados 37%.
Neste ano, Israel anunciou um relaxamento no bloqueio após sofrer intensa pressão externa pelo ataque, em maio, contra uma frota humanitária que se dirigia a Gaza, que matou nove ativistas.
Israel não comentou a revelação. O Hamas disse que o despacho é "outra prova dos crimes que a ocupação [israelense] impõe ao nosso povo".


Texto Anterior: Rio Branco: Processo de admissão terá cotas
Próximo Texto: Clérigo xiita radical retorna ao Iraque
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.