São Paulo, quarta-feira, 06 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA / SUPERTERÇA

McCain larga na frente em megavotação

Primeiras projeções dão ao senador vitória em 7 Estados, incluindo Nova York; democratas travam disputa acirrada, com Obama na frente

Huckabee surpreende com três vitórias projetadas; maior "prêmio" da noite em delegados, Califórnia, ainda estava por ser definido

Charles Dharapak/Associated Press
McCain, favorito nacional entre republicanos, cumprimenta multidão no Rockefeller Center, em Nova York; último discurso antes da prévia versou sobre defesa

DA REDAÇÃO

Projeções indicavam que John McCain, 71, conquistou o segundo maior prêmio na noite de ontem -Nova York- entre os republicanos, quando 24 Estados americanos votaram em suas prévias para definir os candidatos à eleição presidencial de 4 de novembro.
O senador do Arizona deveria assim levar todos os 87 delegados (representantes na convenção partidária) a que o Estado dá direito. A convenção consagrará, em setembro, o candidato republicano à Presidência.
Entre os democratas, sempre segundo projeções da rede americana CNN e da agência Associated Press com base em boca-de-urna e apuração parcial, Hillary Clinton, 60, saiu vencedora no Estado, pelo qual é senadora e que dá direito a 232 delegados na convenção de seu partido, em agosto.
Diferentemente do que ocorre com os republicanos, no entanto, eles serão divididos proporcionalmente de acordo com a votação de cada candidato.
Apesar do prêmio de peso, a senadora travava nas primeiras horas uma disputa acirrada com Barack Obama, 46, com vitórias dele projetadas em oito Estados, e dela, em seis, após sucessivas inversões.
A ex-primeira-dama tinha conquistado, segundo projeções até o fechamento desta edição (2h em Brasília), Massachusetts, Nova Jersey, Oklahoma, Tennessee, Arkansas -Estado que o ex-presidente Bill Clinton, seu marido, governou- e Nova York.
Já o senador por Illinois vencia em seu Estado, na Geórgia -onde mais da metade do eleitorado democrata é negra-, no Alabama, em Connecticut, no Kansas, em Dakota do Norte, Delaware e Minnesota.
Os republicanos, enquanto isso, assistiam à consolidação do favoritismo de McCain, com vitórias projetadas em sete Estados: Nova York, Nova Jersey, Illinois, Connecticut, Delaware, Oklahoma e o seu, Arizona.
O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, 52, com vitórias na Virgínia Ocidental, no Alabama e no Arkansas.
Mitt Romney, 60, teve um desempenho inicial frustrante, ficando apenas com o Estado que governou, Massachusetts, Utah -onde a maioria da população, como ele, é mórmon- e Dakota do Norte.
Vale lembrar que, por conta do sistema de proporcionalidade adotado em vários Estados, nem sempre a vitória se traduz em mais delegados.
O Estado de maior peso eleitoral, Califórnia, encerrava sua votação no momento em que era fechada esta edição.
Pesquisas mostravam disputas acirradas ali, tanto no front republicano quanto no democrata, com resultados contraditórios e candidatos investindo em fazer campanha até o último minuto. O esforço é compreensível: a Califórnia responde por 370 delegados democratas e 170 republicanos.
Depois de semanas como favorito no Estado, McCain estava à frente de Romney por apenas 0,3 ponto ontem, segundo a média das últimas pesquisas feita pelo site "Real Clear Politics". Em algumas sondagens, o ex-governador liderava.


NA INTERNET - Acompanhe resultados das prévias na Folha Online
www.folha.com.br/mundo



Próximo Texto: Guerra dita vida e campanha de veterano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.