São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

REINO UNIDO

Blair marca eleição para 5 de maio próximo; vantagem de trabalhistas cai
O premiê do Reino Unido, Tony Blair, anunciou ontem que as eleições legislativas ocorrerão em 5 de maio. Sua intenção é obter um terceiro mandato consecutivo. Mas, embora seja o favorito, a vantagem do Partido Trabalhista sobre a oposição caiu.
Os principais jornais do Reino Unido divulgaram pesquisas mostrando que a vantagem dos trabalhistas sobre os conservadores caiu para algo entre dois a cinco pontos percentuais. Há menos de um mês, a vantagem do Partido Trabalhista oscilava entre sete e nove pontos.
Segundo analistas, a margem ainda é suficiente para garantir a vitória do partido de Blair com uma maioria de 80 a 100 cadeiras no Parlamento, já que a atual distribuição de assentos e votos favorece aos trabalhistas.
O maior risco para os trabalhistas, no entanto, parece ser a apatia de seus eleitores, que, decepcionados com decisões políticas, como a Guerra do Iraque, podem preferir ficar em casa no próximo dia 5. Segundo John Prideaux, correspondente político da "Economist", é normal que a imagem de Blair já tenha cansado um pouco a população. Já o líder conservador, Michael Howard, ganhou credibilidade. (ÉRICA FRAGA)


Texto Anterior: A morte do papa: O poder da Opus Dei
Próximo Texto: Iraque: Parlamento elege presidente e dois vices
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.