São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM FIM

Bush enviará 12 mil da Guarda Nacional para Iraque, diz NBC

DA REDAÇÃO

O Departamento de Defesa dos EUA prepara o envio de mais 12 mil homens da Guarda Nacional americana para a Guerra do Iraque, informou ontem um programa da rede de TV NBC, citando fontes do Pentágono.
A convocação só esperaria a aprovação do secretário da Defesa, Robert Gates. Um funcionário da pasta ouvido pela Associated Press confirmou a reportagem e disse que a previsão é que as tropas embarquem no começo do ano que vem. O Pentágono não quis fazer comentários.
Quatro brigadas de quatro Estados seriam convocadas, na primeira vez que homens da Guarda Nacional que já serviram na guerra voltariam ao Oriente Médio, num sinal de esgotamento do contingente. Se mandados, cobrirão as vagas abertas pela escala de retorno dos soldados. O efetivo da força é voluntário, mas o chamado será obrigatório, diz a NBC.
A notícia surge pouco depois de o presidente George W. Bush ter requisitado ao Congresso americano, no começo do mês, a revisão de seu pedido de aumento de gastos com as guerras no Iraque e no Afeganistão para mandar mais 8.000 homens, além dos 21,5 mil soldados extras solicitados em janeiro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Iraque marca o legado do premiê
Próximo Texto: Turnê democrata: Pelosi encontra rei saudita e vai a conselho só de homens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.