São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURNÊ DEMOCRATA

Pelosi encontra rei saudita e vai a conselho só de homens

DA REDAÇÃO

Na Arábia Saudita, última etapa de sua turnê pelo Oriente Médio, Nancy Pelosi, democrata presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, conversou ontem sobre a situação do Iraque e do conflito entre israelenses e palestinos com o xeque Saleh bin Abdullah, presidente do Majlis al Sharu, órgão consultivo saudita.
O encontro no conselho -onde não se permite a participação de mulheres- aconteceu depois da reunião de Pelosi com o rei saudita, Abdullah bin Abd al-Aziz, anteontem. Apesar de ser um aliado dos EUA na região, Abdullah classificou, há uma semana, a ação americana no Iraque como "ocupação estrangeira ilegítima".
Questionada sobre o tema, Pelosi limitou-se a dizer: "Não discutimos a respeito". "Nós nos centramos na iniciativa saudita de paz para o Oriente Médio." O rei saudita ocupa a presidência rotativa da Liga Árabe, que revitalizou na semana passada uma oferta de paz a Israel.
Antes da Arábia Saudita, a democrata esteve na Síria -visita criticada pela Casa Branca. Ontem, o deputado republicano Darrell Issa, da Califórnia, desafiou o governo e também encontrou o ditador sírio Bashar Assad.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra sem fim: Bush enviará 12 mil da Guarda Nacional para Iraque, diz NBC
Próximo Texto: Lula quer pacto com Chávez sobre álcool
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.