São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

França, polarizada, define presidente hoje

Divisão histórica entre direita e esquerda volta no turno final; pesquisas indicam vitória do conservador Nicolas Sarkozy

Campanha, com grande participação popular, reconciliou sociedade francesa com a política; eleito sucederá Chirac

Remy Gabalda - 04.mai.2007/Associated Press
Cartazes de Ségolène e Sarkozy, no esforço final da campanha


JOÃO BATISTA NATALI
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Os franceses escolherão hoje o sucessor do presidente Jacques Chirac, em eleição para a qual o candidato conservador, Nicolas Sarkozy, 52, ampliou nos últimos dias a vantagem que as pesquisas já lhe davam há quatro meses sobre sua adversária do Partido Socialista, Ségolène Royal, 53.
Há cerca de 44 milhões de eleitores inscritos. A sucessão presidencial, disputada por 12 candidatos no primeiro turno de 22 de abril, se adensou e passou a mobilizar a França conforme se esboçava a histórica polarização entre direita e esquerda no turno final. Prova disso foi a abstenção, há duas semanas, de apenas 16,2% dos eleitores, num país em que o voto não é obrigatório.
Essa mobilização, como notou o sociólogo Pierre Zémor, quebrou a apatia e o desinteresse e reconstruiu a antiga afinidade da sociedade civil francesa com sua classe política. As pesquisas colocam Sarkozy 6 a 10 pontos à frente de Ségolène.


Próximo Texto: Sarkozy pretende guinada liberal, com Estado menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.