São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peso e Bolsa sobem com o "efeito Ingrid"

DA ENVIADA A BOGOTÁ

A euforia da Colômbia diante do sucesso da espetacular operação que resgatou a ex-candidata à Presidência Ingrid Betancourt das Farc chegou à economia. Na fila de ministros que comemoram publicamente a ação, o da Fazenda, Óscar Iván Zuluaga, disse que "o êxito da estabilidade democrática resulta na recuperação da confiança dos investidores internacionais".
Os dados corroboram a declaração do ministro e a avaliação de analistas e políticos governistas de que já começa a haver uma contaminação positiva da operação militar não só na política, mas também na economia colombiana. A operação, apesar de ainda cercada de muitas dúvidas, vem sendo elogiada em todo o mundo.
Segundo o jornal econômico "La Republica", o peso colombiano se valorizou em 2,17% em relação ao dólar num único dia, o do resgate de Betancourt, quinta. Para o jornal, trata-se do "efeito Ingrid".
O índice das Bolsas também reagiu bem, na contramão do movimento internacional. Enquanto as Bolsas de todo mundo caem, como a Bovespa, a da Colômbia subiu 1,9% após a libertação "sem um tiro e sem uma gota de sangue", como não se pára de repetir na capital do país. (ELIANE CANTANHÊDE)


Texto Anterior: EUA monitoraram ação, diz militar
Próximo Texto: Bento 16 resgata tradicionalismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.