UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEZ MESES DEPOIS

Turismo na ilha foi duramente prejudicado por explosões de 2002

Local de ataque é reaberto em Bali

DA ASSOCIATED PRESS, EM BALI

Menos de dez meses depois de ser transformado num inferno por um atentado suicida, o Paddy's Bar, na ilha indonésia de Bali, foi reaberto, contando com vários funcionários que estavam trabalhando na noite do ataque, quando ainda era uma boate e se chamava Sari Club.
Centenas de turistas, australianos em sua maioria, lotaram o local no último sábado. O estabelecimento foi reaberto numa construção situada a cem metros de sua localização original.
"Diga aos terroristas que estamos de volta", gritou um freguês australiano.
Em 12 de outubro último, um terrorista suicida detonou uma bomba dentro do local, matando outras nove pessoas. Minutos depois, um carro-bomba explodiu em frente ao local, deixando 193 mortos, turistas estrangeiros em sua maioria (o militar brasileiro Marco Antônio Farias, 24, estava entre os mortos).
O novo Paddy's Bar é gerido pelos mesmos proprietários do velho local. Muitos dos garçons e garçonetes da nova casa também trabalhavam no estabelecimento destruído, que era um dos locais mais famosos da noite de Bali.
As explosões prejudicaram gravemente o turismo na ilha, que, até então, tinha fama de ser um lugar de paz e tranquilidade, uma exceção no imenso arquipélago indonésio. Este, há vários anos, é palco de violência étnica.
Governos estrangeiros passaram a desaconselhar seus cidadãos a viajar à Indonésia, e o turismo caiu 80% na região. O setor turístico começou a recuperar-se lentamente neste ano, mas a Guerra do Iraque e a epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave) vêm dificultando sua retomada total.


Texto Anterior: Atentado em Bali terá sua primeira sentença amanhã
Próximo Texto: Religião: Episcopais aprovam nomeação de bispo gay
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.