UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor de TV diz que EUA perdem guerra na mídia

DA ASSOCIATED PRESS

O diretor da Rede de Mídia do Iraque (RMI), que assumiu o controle do canal de TV no pós-guerra com apoio americano, pediu demissão citando a falta de recursos que "impede o canal de competir com redes que apóiam [o ex-ditador] Saddam Hussein" e de "suprir a necessidade vital do Iraque por notícias objetivas".
"Os EUA não conseguiram se impor contra a propaganda política de redes anticoalizão", disse Ahmad al Rikaby, 34, para quem redes como a Al Jazira, no Qatar, e a Al Alam, no Irã, serviriam aos propósitos de Saddam, desaparecido desde abril. As duas redes, que transmitem 24 horas por dia (contra 16 da RMI), divulgaram gravações atribuídas ao ex-ditador.
"Se Saddam e seus simpatizantes não acreditassem que transmissões assim fossem úteis à sua causa, eles não as usariam", disse. "Não tenho dúvida de que há uma mensagem oculta nas transmissões de várias redes árabes incitando os iraquianos a resistir."
O diretor deu a entrevista por telefone de Londres, onde vive sua família e de onde pediu demissão durante suas férias.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Civil americano é morto em Tikrit; Liga Árabe não reconhece conselho
Próximo Texto: Tráfico: Powell recomenda retomada de vôos de combate às drogas na Colômbia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.