UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Calor faz mais 4 vítimas na Espanha e eleva o total na Europa a 28; zôo dá sorvete a pinguim

Fogo mata 12 em Portugal; Otan ajuda país

Franck Prevel/Associated Press
Pessoas se refrescam com jatos às margens do Sena, em Paris; o calor na cidade tem atingido 40ºC


DA REDAÇÃO

O número de mortos por causa dos incêndios em Portugal chegou ontem a 12. O governo, que decretou estado de catástrofe, pediu ajuda à OTAN (aliança militar ocidental), que já ativou sua unidade de gestão de crises.
A Espanha e a Alemanha registraram até agora ao menos 16 mortos por causa da onda de calor na Europa. Nas últimas 24 horas, quatro pessoas morreram na região sul espanhola, o que elevou o total a dez. O número de vítimas fatais da temperatura e dos incêndios no continente chegou a 28.
Portugal também pediu auxílio financeiro à União Européia, que já aceitou dar ajuda humanitária. Da OTAN, o país quer aviões e helicópteros. Para a aliança, Lisboa deveria ter feito o pedido antes.
O calor tem espalhado os incêndios florestais, que vão da Polônia à península Ibérica. Os focos em Portugal são vistos em fotos de satélite. "Não é fogo, é o inferno", disse Pedro Carvalho, um bombeiro português. Os incêndios no país são os piores em 20 anos.
Na Espanha, cerca de 1.100 pessoas já tiveram de ser desalojadas por causa do fogo. Na região norte da Itália, a situação se agravou ontem, com três das quatro províncias atingidas pelas chamas.
A previsão é de mais temperaturas recordes, acima dos 40C. Meteorologistas dizem que a causa é uma massa de ar quente e seca que começou no sudeste europeu.
Para combater o calor, tem sido feito de tudo na Europa. O zoológico de Moscou instalou um canhão de neve para os ursos polares. No de Londres, os pinguins têm sorvete com sabor de peixe.
Na Dinamarca, a polícia fez a seguinte advertência: "A combinação de calor intenso e bebida deixa as pessoas sexualmente mais selvagens (...) e, às vezes, não hesitam em se exibir em público".

Com agências internacionais

Texto Anterior: Paquistão: Benazir Buttho é condenada na Suíça
Próximo Texto: Oriente Médio: Mazen decide cancelar reunião com Sharon
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.