São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convenção inicia nova Constituição na Bolívia

DA REDAÇÃO

O presidente boliviano Evo Morales inicia hoje uma importante etapa de seu governo.
O líder de esquerda, o primeiro de origem indígena a se tornar presidente da Bolívia, em dezembro do ano passado, dará início à convenção que reescreverá a Constituição boliviana.
O novo documento, que será elaborado ao longo de um ano por uma Assembléia Constituinte composta por 255 delegados eleitos nacionalmente no mês passado, é uma tentativa de promover um novo acordo com a maioria indígena do país. Divisões de classe, de etnia, geografia e cultura deverão nortear o debate.
A Constituinte será presidida por Silva Lazarte, uma quéchua de 47 anos, fundadora de uma organização de mulheres indígenas e que foi eleita pelos demais membros da assembléia e tem aval de Morales.
A atual Constituição boliviana está em vigor desde 1967, quando foi adotada por Rene Barrientos Ortuno, que chegou ao poder por meio de uma cúpula militar antes de ser eleito presidente.
A última modificação na Carta foi feita em 1994.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Meta é incentivar consumo, diz governo
Próximo Texto: México: Justiça recusa pedido para recontar votos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.