São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO GOVERNO

Premiê eleito do Japão anuncia nomes-chave de seu gabinete

DA REUTERS

O premiê eleito do Japão, Yukio Hatoyama, anunciou ontem dois ministros de seu futuro gabinete, para lidar com temas-chave: a economia, hoje estagnada, e as relações exteriores, que passarão por escrutínio -em especial a relação com os EUA.
O ex-ministro da Saúde Naoto Kan, 62, será vice-premiê e liderará o poderoso novo Escritório Nacional de Estratégia, encarregado do Orçamento, de políticas estratégicas e da "desburocratização" da política, promessa de campanha do premiê.
A Chancelaria será ocupada pelo ex-ministro do Comércio Katsuya Okada, 56, encarregado de levar a cabo outra promessa de Hatoyama: uma política externa mais "independente" em relação aos EUA.
Seu partido, o Democrata do Japão -que no pleito de 30 de agosto rompeu quase 54 anos de hegemonia dos liberais- diverge dos EUA quanto a um acordo militar de realocação de tropas americanas no país.


Texto Anterior: Crise étnica: China demite secretário do partido em palco de conflito
Próximo Texto: Taleban não ameaça EUA, diz ex-espião
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.