UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat decreta estado de emergência

DA REDAÇÃO

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, decretou estado de emergência e instalou um "gabinete emergencial" sob o comando do premiê designado, Ahmed Korei, que terá oito integrantes.
Segundo Nabil Abu Rudeinah, assessor de Arafat, o decreto busca impedir o agravamento da situação na região.
No entanto analistas afirmam que a medida indica uma possível estratégia de Arafat para evitar que Israel o expulse dos territórios palestinos após atentado do Jihad Islâmico anteontem em Haifa (norte de Israel) ter matado ao menos 19 pessoas.
No mês passado, o governo do premiê israelense, Ariel Sharon, ameaçou expulsar Arafat, porém sem determinar uma data fixa. Segundo Israel, o líder palestino está envolvido com atividades terroristas, sendo um obstáculo ao plano de paz. Arafat nega. A expulsão de Arafat somente não teria ocorrido até agora porque os EUA estariam contendo Israel.

Korei
Segundo analistas, os EUA estariam dispostos a dar uma chance ao premiê designado de tentar implementar o plano de paz. Uma ação israelense contra Arafat provavelmente provocaria um caos nas áreas palestinas, obrigando Korei a renunciar.
Para os americanos, o premiê designado é uma das melhores alternativas para a paz após a renúncia do ex-primeiro-ministro palestino Abu Mazen.
Apesar da confiança dos EUA, Korei não está disposto a enfrentar os grupos terroristas.
Segundo o decreto de Arafat, Korei deve tomar posse imediatamente. Inicialmente, estava previsto que Korei apresentasse o seu ministério para aprovação do Parlamento palestino apenas na quarta-feira.
Há quase dois anos, Arafat vive em seu QG em Ramallah (Cisjordânia), de onde é impedido de sair por Israel.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pressão sobre Síria deve crescer
Próximo Texto: Análise: O perigoso caminho de Damasco
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.