UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wilson diz que governo pôs sua mulher em risco

DA REDAÇÃO

O ex-diplomata que desmentiu parte das acusações dos EUA contra o Iraque e depois teve a identidade de sua mulher, uma agente secreta da CIA, revelada acusou o governo de pôr a vida dela em risco.
"Várias pessoas já disseram que isso faz dela um alvo", disse Joseph Wilson. "E [o governo] não ofereceu a ela nenhum tipo de segurança", afirmou ele ontem à rede de TV CBS.
Em julho deste ano, Wilson declarou que, em viagem ao Níger em 2002 a pedido da CIA, verificara que a informação de que o Iraque teria tentado comprar urânio no país era falsa e relatara isso ao governo. Mesmo assim, o presidente George W. Bush a usou em seu discurso sobre o Estado da União em janeiro deste ano.
Dias depois, funcionários da Casa Branca revelaram à imprensa que Valerie Plane, mulher de Wilson, era uma espiã. O Departamento da Justiça está investigando o caso e deve emitir um parecer amanhã.
Wilson também disse ter certeza de que Karl Rove, assessor de Bush, "promoveu" o caso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: Blair mentiu sobre ameaça, diz Cook
Próximo Texto: Confrontos contra ex-soldados continuam
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.