São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Novo presidente tchetcheno toma posse em sigilo

DA REDAÇÃO

O novo presidente da Tchetchênia, Alu Alkhanov, tomou posse ontem, em Grozni, sob forte esquema de segurança, cinco meses após o assassinato de seu predecessor e um mês depois de uma onda de atentados realizados por terroristas tchetchenos na Rússia.
Pró-Kremlin, o general Alkhanov assumiu em cerimônia mantida em segredo até pouco antes de seu início, em uma tenda armada no complexo governamental na capital, inundada por centenas de membros das forças de segurança fortemente armados.
Alkhanov sentou-se sozinho a uma mesa no palanque, diante de dois guardas. Convidados entravam no local um a um, após passarem por cordões de segurança e detectores de metais.
A Tchetchênia é palco, há dez anos, de uma guerra entre forças russas e rebeldes separatistas. Há menos de um mês, ataques terroristas em Moscou, em dois aviões russos e em uma escola em Beslan, na Ossétia do Norte, deixaram mais de 400 mortos.
Alkhanov assume sob ameaça de morte feita pelos terroristas, que, em maio, assassinaram o então presidente, Akhmad Kadyrov, em atentado a bomba.
"Hoje abrimos uma nova página na história do novo povo", disse Alkhanov na posse. "Somente juntos poderemos sair vitoriosos contra o mal e acabar com o terrorismo em nossa terra."


Com agências internacionais

Texto Anterior: Missão no Caribe: Forças da ONU não atuam contra a violência, acusa ONG haitiana
Próximo Texto: Panorâmica - União Européia: Chefe da Justiça é criticado por homofobia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.