São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

foco

Montagem enganosa com rainha Elizabeth 2ª força renúncia de chefe da BBC

DA REDAÇÃO

Peter Fincham, responsável pela veracidade e qualidade do canal de TV mais assistido da emissora pública britânica BBC -o BBC1-, renunciou ontem após um relatório crítico sobre um documentário enganoso com a rainha Elizabeth 2ª. Conhecido como Crowngate, o caso refere-se à falsa sugestão, causada pela edição de cenas, de que a rainha deixou uma sessão de fotos após discutir com a fotógrafa Annie Leibovitz, em março.
A montagem mostra Elizabeth 2ª saindo abruptamente logo depois de se recusar a atender o pedido de Leibovitz, especialista em moda e celebridades, para retirar sua coroa. Apesar de a discussão ser verdadeira, a rainha não abandonou a sessão. O erro só foi retificado um dia após a divulgação da cena à imprensa, em julho.
O relatório independente concluiu que a edição não teve a intenção de deturpar a imagem da rainha, mas sofreu com "más decisões e sistema ineficiente" do canal. O diretor da RDF Media, produtora do programa, também renunciou ontem após o resultado do relatório.
O Crowngate não é o único caso recente em que a atuação da BBC foi questionada. Em setembro, o produtor de uma das principais séries infantis da emissora foi demitido por acobertar uma fraude em uma votação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fischer ataca Partido Verde alemão em livro de memórias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.