São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Libération - de Paris

Governo deve agir com moderação

DA REDAÇÃO

O diário francês "Libération" exortou ontem, em editorial, o governo do premiê Dominique de Villepin, que enfrenta sua primeira crise real, a mostrar moderação e a não deixar à sua própria sorte as regiões nas quais ocorrem os distúrbios sociais atuais.
"Há, diante da situação atual, dois erros que esperamos que o governo Villepin, que enfrenta sua primeira crise grave, não cometa", diz o editorial do "Libé".
"O primeiro seria entrar na escalada da violência, o que interessa a alguns: gângsteres que querem proteger seus tráficos ou radicais islâmicos com falta de pessoal para fazer a guerra santa, sem esquecer os porta-vozes da extrema direita racista", acrescenta.
Para o diário, que, em 1973, foi fundado pelo filósofo Jean-Paul Sartre (entre outros), uma repressão cega dos distúrbios sociais só serviria para dar uma "aura de rebelião a algo que, por ora, é uma manifestação de cansaço com as injustiças, reais ou imaginárias".
"O segundo erro seria que o Estado desertasse o terreno, que ele próprio minou por meio de sua (in)ação e de sua falta de jeito, e deixasse degringolar uma situação que já é muito grave."

Texto Anterior: Onda de revolta social na França atinge Paris
Próximo Texto: Os 5 filhos de Gabriel: Refugiado colombiano tenta a vida no sertão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.