São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com popularidade renovada, McCain lidera os republicanos

DO ENVIADO ESPECIAL A MANCHESTER

Herói da guerra do Vietnã, o senador John McCain é apontado como favorito a vencer a primária republicana em New Hampshire, com 32,7% da preferência do eleitorado, contra 28,1% do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e 11,4% de Mike Huckabee, de acordo com a média de sete pesquisas calculada pelo site "Real Clear Politics".
O favoritismo do senador é recente no Estado. Romney, que concentrou grande esforço de campanha em New Hampshire -com recorde de propaganda na TV e viagens constantes ao Estado-, é quem liderava as pesquisas locais desde maio. Dados mostram que, assim como os eleitores independentes têm sido fundamentais para Barack Obama no lado democrata, eles têm escolhido McCain entre os republicanos.
No debate da rede ABC no sábado, Romney concentrou seus ataques em McCain, dizendo que ele é pouco conservador em questões como a punição de imigrantes ilegais. "McCain acha que todos aqueles que vieram para cá ilegalmente, excluindo os criminosos, devem ter o direito de ficar aqui pelo resto de suas vidas. Na minha opinião, essa é uma forma de anistia." O senador diz que é favorável à punição dos ilegais, mas que a expulsão do país deveria variar conforme o caso.
Os resultados em Iowa podem ter pesado em New Hampshire. Romney, que também havia priorizado o Iowa em sua campanha, perdeu no "caucus" local para Mike Huckabee. McCain conseguiu ficar em quarto lugar (muito próximo do terceiro, Fred Thompson), apesar de ter feito uma campanha muito discreta no Estado. Ele ficou à frente de Rudolph Giuliani, favorito nacional, que também não fez esforço por lá.
A grande massa de neve, de mais de 1 m de altura, nas calçadas de Manchester tem servido na cidade como um novo "display" para os militantes dos partidos fixarem suas bandeirolas com nome dos candidatos. Com a aproximação da primária, é tanta propaganda que os nomes dos candidatos ficam embolados e mal dá pra ver quem é quem no entrevero.

O futuro de Giuliani
Nas pesquisas nacionais, apesar de Rudolph Giuliani se manter na liderança, o cenário é parecido. McCain, que meses atrás estava na quinta colocação, disputa atualmente a segunda posição com Huckabee, com 17,6% cada um. Giuliani continua na liderança, mas caiu de 25% na preferência pra cerca de 20,8%.
A indefinição tem mostrado a crise de identidade do Partido Republicano ao final da era George W. Bush. Um dos exemplos é que Giuliani conseguiu se manter favorito por meses na Carolina do Sul, bastião do cinturão bíblico dos EUA, mesmo tendo se casado três vezes e assumido posições liberais. Huckabee também representa um outro perfil de propostas, visto como aproximação da democracia cristã européia. (DB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Paquistão: Musharraf rechaça suposta intervenção militar americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.