São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Índice

Hillary pretende garantir vitórias em prévias invalidadas

DANIEL BERGAMASCO
DE NOVA YORK

Com a retomada de fôlego de Hillary Clinton nas eleições primárias para a Presidência dos EUA, após vitórias nas prévias de Texas, Ohio e Rhode Island, na terça, a campanha da candidata democrata intensificou a corrida para recuperar os delegados perdidos em janeiro, na Flórida e em Michigan.
Os dois Estados tiveram suas primárias democratas invalidadas por terem antecipado suas votações sem autorização do comitê nacional do partido. Apesar da decisão de que não valeriam nada, as prévias atraíram comparecimento expressivo de eleitores -Hillary venceu os dois pleitos.
Na Flórida, que dá direito a 210 delegados, apenas ela fez campanha, ainda que muito discreta, sem comícios. Em Michigan (156 delegados), a situação é mais complicada, já que o nome de Barack Obama nem estava na cédula.
Obama, como outros candidatos, havia reconhecido formalmente a nulidade do processo no local e voltou a criticar ontem a possibilidade de reverter a suspensão. Se decidir voltar atrás, o Partido Democrata tem as opções de simplesmente validar os votos ou convocar uma nova eleição.


Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Biografia: Obama tem sete meio-irmãos na África
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.