São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Confrontos em bairro xiita de Bagdá deixam 22 mortos

DA REDAÇÃO

Após sete dias de calma, Bagdá foi alvo de nova escalada de violência ontem. Tropas iraquianas e americanas enfrentaram militantes, no pior confronto na capital desde que o clérigo xiita Moqtada al Sadr retirara seus milicianos das ruas da cidade, na semana passada.
Segundo a polícia, pelo menos 22 pessoas morreram e 78 ficaram feridas em conflitos no bairro xiita de Sadr City- reduto do Exército do Mehdi, liderado por Sadr. Helicópteros americanos dispararam dois mísseis e mataram nove militantes, informou um porta-voz das Forças Armadas dos EUA.
Em outro episódio de violência, na Zona Verde, área de alta segurança que abriga prédios do governo iraquiano e instalações militares americanas, em Bagdá, foguetes mataram três soldados dos EUA e feriram 31 pessoas.
Na próxima terça-feira, o comandante das Forças Armadas dos EUA no Iraque, general David Petraeus, testemunha no Congresso sobre a situação no Iraque. Para o mesmo dia, Sadr convocou os iraquianos a irem às ruas em protesto contra a ocupação americana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sucessores definirão o escudo antimísseis
Próximo Texto: Bálcãs: Em primeiro pleito sem a Sérvia, Montenegro reelege presidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.