São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO

Zuma é ratificado presidente pelo Parlamento sul-africano

DA REDAÇÃO

Em votação protocolar, o Parlamento da África do Sul aclamou ontem Jacob Zuma o novo presidente do país. Zuma, que assume no sábado, é líder do partido governista CNA (Congresso Nacional Africano), vencedor do pleito legislativo de 22 de abril com 65,9% dos votos.
A vitória, embora ampla, não alcançou os dois terços dos 400 assentos parlamentares necessários para o ex-chefe de Inteligência do CNA durante o apartheid promover mudanças constitucionais sem o apoio da oposição.
A oposicionista AD (Aliança Democrática) obteve 16,7% dos votos. O Cope (Congresso do Povo), criado no final do ano passado a partir de uma dissidência do CNA, ficou com 7,4%; o Partido Inkhata, com 4,6%.
Zuma, que chegou à liderança do histórico partido antiapartheid de Nelson Mandela após manobra política interna no ano passado para derrubar o então presidente Thabo Mbeki, nomeia seu ministério no domingo.
O terceiro presidente eleito desde o fim do regime de segregação terá como maiores desafios o desemprego, a violência urbana e a alta incidência de Aids (18% da população). Ligado aos sindicatos e aos comunistas, Zuma enfrenta ainda desconfiança de setores ligados ao mercado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Prefeitura anula decreto pró-fumo na China
Próximo Texto: Casamento gay: Mais dois Estados aprovam união homossexual nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.