São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
Business Week - de Nova York

Fujimori seria um "quase-ditador"

ESTADOS UNIDOS - A revista norte-americana diz que o presidente Alberto Fujimori constitui um novo modelo de líder latino-americano: o quase-ditador. Ele seria o primeiro de uma nova safra, que tem como peculiaridade realizar eleições e vencê-las sempre.
"A verdade é que Fujimori não é um ditador. Pelo menos não como os do antigo modelo. A América Latina teve sua cota de tiranos, em sua maioria homens fardados que não se utilizavam de eleições como fator de legitimação", argumenta a revista.
A peculiaridade dos quase-ditadores seria, segundo a revista, a manutenção da fachada das instituições democráticas de seus países: divisão de poderes, mídia não-estatal e eleições diretas. A diferença em relação às demais democracias seria a manipulação desses poderes pelo quase-ditador e pelos seus aliados.
O artigo constata que Washington ainda não sabe como lidar com a nova categoria de líderes: "É mais fácil condenar um golpe que uma eleição", constata.


Texto Anterior: OEA diz estar à beira da falência
Próximo Texto: Lazer X Trabalho: Dinheiro é mais valorizado que tempo livre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.