São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DA SEGURANÇA

Analisar informações de agências -incluídas CIA, FBI, Agência de Segurança Nacional, Alfândega, DEA (antidrogas) e Departamento de Energia- para identificar ameaças e impedi-las.
Proteger a infra-estrutura -incluindo usinas nucleares, portos, aeroportos, ferrovias, estradas, indústrias de defesa e redes de informação e telecomunicação-, trabalhando com autoridades federais, estaduais e locais.
Liderar a preparação de métodos de contingência e auxílio no caso de ataques nucleares, químicos e biológicos. Isso, entre outras coisas, controlando a armazenagem farmacêutica nacional e gerenciando os esforços de desenvolvimento de vacinas, antibióticos e antídotos.
Supervisionar os serviços de assistência emergencial, auxiliando bombeiros e paramédicos e coordenando o socorro a desastres, assumindo o controle da até agora independente Agência Federal de Gerenciamento de Emergências.
Unificar os serviços de controle de fronteiras, de águas territoriais e de sistemas de transportes, incluindo Guarda Costeira, Alfândega, Serviço de Imigração e Naturalização, patrulhas de fronteira e a Agência de Segurança nos Transportes.
Assumir o Serviço Secreto (atualmente ligado ao Departamento do Tesouro) e dar a ele a prioridade de proteger o presidente e outros líderes do governo. O Serviço Secreto continuará, porém, a dar segurança a eventos especiais, como foi o caso da Olimpíada e da final do campeonato de futebol americano.



Texto Anterior: Análise: Casa Branca muda tática para conter investigação
Próximo Texto: Diretor do FBI vai ao Senado e pede tempo para modernizar a agência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.