São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO

Republicanos atacam inexperiência

DA REDAÇÃO

O presidente George W. Bush disse ontem a repórteres que John Edwards era "bem-vindo à campanha" e que seu vice, Dick Cheney, havia ligado para o senador para cumprimentá-lo.
Segundo um porta-voz de Cheney, a conversa com Edwards foi "breve e cordial". "O vice-presidente disse que aguardava ansiosamente o debate que os oporá e uma campanha estimulante, que valorize o processo."
Enquanto Bush e Cheney procuraram passar uma imagem simpática, o serviço sujo ficou para o Partido Republicano e para os funcionários de sua campanha. Minutos após a confirmação do nome, os republicanos dispararam e-mails com ataques a Edwards. Também prepararam um comercial para a TV, intitulado "Primeira Opção", em que o senador republicano John McCain -que, anteriormente, havia recusado convite para ser vice de Kerry- aparece apoiando Bush.
"Quem é John Edwards? Um esquerdista insincero e sem talento", disse o Comitê Nacional Republicano em um comunicado.
O site oficial de Bush e Cheney também bateu nos democratas: "Depois de afirmar que precisava de um vice que estivesse à altura da Presidência, John Kerry escolheu o homem que chamou de muito inexperiente para ser presidente há poucos meses".
De acordo com o site, Kerry optou por Edwards com base em pesquisas de opinião, para compensar sua "falta de charme". "Os assessores de Kerry sabem que sua incapacidade em animar uma platéia ou em transmitir uma mensagem otimista é um problema crescente na campanha."
Em seguida, o site lista uma série de votações no Congresso em que Kerry e Edwards teriam votado de forma contrária aos interesses da "família americana". E ainda exuma uma frase de Kerry dita durante a disputa das primárias: "No Senado, quatro anos. Eis a totalidade de sua vida pública, sem experiência internacional, sem experiência militar (...) Não sei ao certo se, quando voltei do Vietnã, em 1969, John Edwards já tinha saído das fraldas".
Comparando-o com Cheney, os republicanos pretendem ressaltar a inexperiência de Edwards. O atual vice-presidente já trabalhou em quatro governos, tendo sido chefe-de-gabinete de Gerald Ford (1975-77) e secretário da Defesa de George Bush (1989-93).


Com agências internacionais


Texto Anterior: Kerry se diz impressionado com Lula
Próximo Texto: Perfil: Edwards se diz defensor dos excluídos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.