São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac enfrenta jantar típico após piada culinária

DA ENVIADA ESPECIAL A GLENEAGLES

A derrota de Paris para Londres na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2012 foi considerada apenas o primeiro "troco" dos britânicos sobre os franceses, depois que o presidente da França, Jacques Chirac, criticou a culinária do Reino Unido. A segunda "vingança" era esperada para a noite de ontem, quando o líder francês teria de saborear o jantar oferecido pela rainha Elizabeth 2ª aos representantes do G8.
A expectativa era a de que todos observariam Chirac com o canto dos olhos quando ele degustasse os pratos feitos pelo chef do hotel de Gleneagles, Andrew Fairlie.
O cardápio, típico escocês, incluía salmão defumado como entrada e cordeiro assado no prato principal. Para beber, produtos de todos os países que compõem o grupo, incluindo vinhos italianos, franceses e alemães, além de vodka russa e de uísque escocês.
Em conversa privada gravada por um jornalista na segunda-feira, Chirac disse ao presidente russo, Vladimir Putin, e ao chanceler alemão, Gerhard Schröder, que não era possível "confiar em pessoas que têm uma cozinha tão ruim" como os britânicos. Disse também que "a única coisa que [os britânicos] fizeram pela agricultura européia foi a vaca louca".


Texto Anterior: Cúpula: G8 começa sem consenso entre os líderes
Próximo Texto: Lula supera crise, diz Durão Barroso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.