São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Al Jazira divulga vídeo de terrorista

DE LONDRES

Um vídeo com o último depoimento de Shehzad Tanweer, 22, um dos quatro terroristas que explodiram quatro bombas e mataram 52 pessoas em Londres há um ano, foi divulgado ontem pela rede de TV árabe Al Jazira.
"O que vocês testemunharam agora foi apenas o começo de uma seqüência de ataques que continuará e ficará mais intensa até que vocês retirem suas tropas do Afeganistão e do Iraque", disse o terrorista que se explodiu no metrô da estação de Aldgate.
Para a polícia britânica, a divulgação do vídeo na véspera do aniversário dos ataques teve o objetivo de causar "o máximo de dor às famílias das vítimas e aos sobreviventes".
Além de Tanweer, o vídeo também traz o depoimento do egípcio Ayman al Zawahiri, o número dois da Al Qaeda, que elogia a humildade do suicida: "Apesar de ser de família rica, suas roupas e aparência não mostravam isso".
A gravação é similar à de outro homem-bomba que agiu nos ataques em Londres, Mohammad Sidique Khan, cujo vídeo foi divulgado em setembro passado. O porta-voz do premiê Tony Blair disse que o líder britânico não daria uma resposta ao vídeo.
"Acho que devemos nos concentrar na reflexão silenciosa que a nação vai fazer amanhã [hoje], e nada deve atrapalhar isso", disse o porta-voz. (MAC)


Texto Anterior: Um ano depois, Londres recupera calma
Próximo Texto: Eixo do mal: Coréia do Norte ameaça continuar testando mísseis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.