São Paulo, segunda-feira, 07 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tropa dos EUA ganha reforço em Bagdá

Cerca de 4.000 soldados chegam para tentar controlar a violência sectária que atinge a capital iraquiana

DA REDAÇÃO

Um novo contingente de tropas americanas começou a chegar ontem a Bagdá para ajudar a polícia e o Exército iraquianos a retomarem o controle das ruas em meio à violência sectária que atinge o país. De acordo com a rede de notícias britânica BBC, cerca de 4.000 soldados foram enviadas à cidade.
O ministro da Defesa iraquiano confirmou a chegada a Bagdá dos primeiros americanos vindos da cidade de Mossul. De acordo com os militares dos EUA, os soldados trazem consigo veículos de combate que se adaptam melhor aos terrenos urbanos e que vão dar às tropas mais poder de manobra e de fogo na capital iraquiana.

"Outro Irã"
Também ontem, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, comentou os protestos contra os EUA e Israel realizados no Iraque na sexta-feira, dizendo que o país não se tornará outro Irã. "Eu não tenho dúvidas de que esse vai ser um governo que está do lado certo na guerra contra o terror", disse Rice acerca da administração iraquiana.
Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas ontem em um atentado suicida a um funeral em Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, ao norte de Bagdá.
No norte do país, a polícia disparou contra uma manifestação em que centenas de pessoas protestavam contra as condições de vida no país. Três pessoas ficaram feridas.

Julgamento
Em depoimento a militares americanos ontem em Bagdá, um médico iraquiano descreveu como achou os corpos de quatro pessoas de uma família iraquiana que teriam sido mortas por soldados americanos.
O médico disse que ficou doente por semanas depois ver uma garota de 14 anos que teria sido violentada e morta, além dos corpos baleados dos pais e da irmã da menina.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Leia trechos da resolução da ONU
Próximo Texto: Uma outra guerra: Jornal relata morte impune
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.