São Paulo, sábado, 07 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Anti-semitismo cresce na Alemanha
Uma nova pesquisa divulgada ontem mostra que o anti-semitismo está crescendo na Alemanha. Mais de um quarto dos entrevistados acredita que a influência judaica no país é grande demais, e 17% disseram acreditar que Adolf Hitler seria considerado um grande estadista se não fosse o Holocausto.
Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade de Leipzig e pela Universidade Livre de Berlim, o aumento nos sentimentos anti-semitas foi maior na região da antiga Alemanha Ocidental que no antigo leste comunista.
"Alguém pode dizer que os alemães ocidentais sempre pensaram isso, mas que o assunto era tabu. Mas não estamos seguros disso", afirmou o pesquisador Elmar Brähler, da Universidade de Leipzig.
O levantamento ouviu 1.001 pessoas no leste alemão e 1.050 na parte ocidental, em abril deste ano. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.


Texto Anterior: Panorâmica: Susto
Próximo Texto: EUA: Adolescentes podem pegar prisão perpétua
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.