São Paulo, segunda-feira, 07 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS DIÁLOGO

Ocidente não deve punir o Irã por programa nuclear, diz Lula

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as potências ocidentais deveriam parar de punir o Irã devido ao seu programa nuclear e estabelecer o diálogo para promover a paz.
"Eu acho que há muitas sanções e pouca conversa com o Irã", disse o presidente em entrevista a três meios de comunicação franceses.
"Funcionários da ONU de terceiro escalão tomam decisões que punem um país e o isolam. Será mais e mais difícil chegar a um acordo", disse Lula, que defendeu que os líderes de EUA, França e Reino Unido conversem com o par Mahmoud Ahmadinejad.
O Irã é alvo de sanções da ONU devido ao seu polêmico programa nuclear, que o Ocidente acredita que objetive a bomba atômica. Teerã nega.
Durante a contestada reeleição de Ahmadinejad, em junho, Lula já destoara dos pares das potências ocidentais ao avalizar o resultado.
O brasileiro voltou também a cobrar garantias de que o novo acordo militar entre EUA e Colômbia "diga respeito apenas ao território colombiano e não a outros países". "O que queremos é paz na América do Sul."
O pacto, que prevê o uso de até sete bases colombianas pelos EUA para o combate ao narcotráfico, gerou grave crise regional no último mês.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Presidente vai traçar "linhas" de reforma
Próximo Texto: Crise étnica: China pode impor pena de morte no caso das seringas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.