São Paulo, segunda-feira, 07 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente vai traçar "linhas" de reforma

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, Barack Obama, fará um discurso ao Congresso na próxima quarta para tentar impulsionar a aprovação da reforma do sistema de saúde, que ele pretende concluir ainda no seu primeiro ano no governo.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que o discurso servirá para Obama traçar "linhas na areia" do plano que deseja ser aprovado.
Uma dessas linhas seria a intenção de criar um sistema de saúde público universal -atualmente, isso não existe nos EUA, e em consequência cerca de 50 milhões de pessoas não têm qualquer cobertura.
O plano público é o principal foco de resistência dos republicanos ao projeto. Por outro lado, a maioria dos congressistas democratas considera a sua criação indispensável.
"O presidente acredita que [o sistema público] deveria estar incluído na reforma e ele espera que seja incluído. Essa é a nossa posição", disse David Axelrod, assessor de Obama. Ele no entanto não quis responder se o presidente sancionaria uma reforma aprovada sem esse item, dizendo que não discute hipóteses.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fala de Obama a estudantes gera polêmica
Próximo Texto: Mais diálogo: Ocidente não deve punir o Irã por programa nuclear, diz Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.