São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITE

Atentado mata 12 em casa de deputado xiita paquistanês

DA REDAÇÃO

Um atentado suicida contra a residência de um conhecido deputado oposicionista xiita deixou ontem pelo menos 12 mortos e 30 feridos em Bhakkar, a sudoeste da capital do Paquistão, Islamabad.
Segundo autoridades, o alvo do ataque era o parlamentar Rashid Akbar Khan Nawani, da Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), que ficou levemente ferido. O camicase acionou seu casaco-bomba em frente ao portão da casa de Nawani, no momento em que o deputado debatia os problemas do país com moradores.
Apesar de a autoria do atentado não ter sido reivindicada até o fechamento da edição, as suspeitas recaem sobre grupos extremistas sunitas, alguns dos quais ligados à rede terrorista Al Qaeda e ao Taleban, que consideram os xiitas como inimigos.
O governo do Paquistão tem bombardeado as regiões na fronteira com o Afeganistão, onde estão os santuários dos grupos radicais islâmicos. Essas operações militares, além de tentarem neutralizar um inimigo interno, procuram dar uma resposta aos EUA, que consideram ineficaz o combate paquistanês aos extremistas e suspeitam que os serviços de inteligência do país estejam infiltrados pela Al Qaeda.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Netanyahu quer voltar a governar Israel para barrar Estado palestino
Próximo Texto: Afeganistão: Para Gates, britânico é "derrotista"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.