São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006

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Campanha foi a mais cara da história

DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

As eleições que podem dar o controle do Congresso aos democratas foram a mais cara campanha legislativa da história dos EUA. Três quartos do custo de US$ 2,6 bilhões vêm de doações da iniciativa privada. Os dados são do Center for Responsive Politics, instituto independente de pesquisas políticas.
O gasto dos republicanos foi de US$ 1,4 bilhão, contra US$ 1,2 bilhão dos democratas. É a primeira vez que o orçamento dos partidos ultrapassa a cifra bilionária. No Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) estimaram gastar, no total, o equivalente a US$ 98 milhões nas campanhas à Presidência.
Escritórios de advocacia, fundos de pensão e de investimento, empresas do mercado imobiliário e seguradoras são os maiores doadores, para ambos os partidos. Os bancos foram os que mais contribuíram: US$ 183 milhões desde o ano passado. Entre os maiores contribuintes individuais estão o banco de investimentos Goldman Sachs e a telefônica AT&T.
Segundo o instituto, os gastos deste ano são 18% maiores que os das eleições legislativas de 2002, quando uma reforma política limitou contribuições para evitar a influência dos lobbies e das grandes empresas. "Eles contribuem para garantir portas abertas e para que possam influenciar a agenda política", diz Sheila Krumholz, diretora do instituto.
(VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO)


Com "Financial Times"


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