São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado da Itália apóia expulsão de imigrantes

DA REDAÇÃO

O Senado italiano aprovou na noite de ontem moção de confiança ao premiê Romano Prodi e seu polêmico pacote de segurança, que permite a expulsão de cidadãos europeus considerados "perigosos para a sociedade". Caso a medida, aprovada por 160 votos a 158, tivesse sido derrotada, Prodi seria forçado a renunciar. O pacote irá agora para votação na Câmara.
Prodi, que lidera uma frágil coalizão de centro-esquerda, adotou no mês passado um decreto emergencial autorizando a expulsão de estrangeiros pelas autoridades locais.
Acusada de racista por alguns parlamentares do próprio governo, a medida foi uma resposta ao acirramento das tensões entre imigrantes e italianos, após o assassinato de uma mulher de 47 anos por um cigano romeno.
Desde que a medida entrou em vigor, 200 romenos foram deportados. Nenhum europeu ocidental foi expulso no período. A Itália vivencia um aumento exponencial na imigração desde a entrada de países do leste na União Européia.
Muitos italianos atribuem aos recém-chegados a responsabilidade pelo aumento da violência e exigem um maior controle no fluxo migratório pelo governo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Avião da Venezuela é apedrejado em Beni, departamento governado pela oposição
Próximo Texto: Lula diz que Brasil deve ajudar "pobres"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.