São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORÉIA DO NORTE

Em carta, Bush pede respeito a acordo nuclear

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu diretamente ontem ao ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-il, que ele mantenha o compromisso de revelar em detalhes o teor de todos os programas nucleares locais.
Segundo a Casa Branca, o apelo foi feito em uma carta enviada ao país asiático. O ato representa a interação mais pessoal de Bush com Pyongyang desde que o americano disse que a Coréia do Norte faz parte do "eixo do mal".
Para escapar de sanções internacionais, a Coréia do Norte concordou em prestar contas de suas atividades nucleares até o final deste ano. Membros do governo americano, porém, reconheceram ontem que o prazo não deve ser cumprido.
A carta enviada pelo governo pede a revelação de três pontos: a quantidade exata de material nuclear para armas produzido no país asiático, o número de ogivas construídas e se a tecnologia nuclear foi transferida para terceiros.
Pyongyang conduziu um programa clandestino de armas nucleares durante anos e precipitou uma crise diplomática ao conduzir uma explosão subterrânea em outubro do ano passado.


Texto Anterior: Áustria: Adolescente seqüestrada por 8 anos terá programa de TV
Próximo Texto: "Não vou intervir no governo de Cristina", afirma Kirchner
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.