São Paulo, segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Número de mortos em incêndio em casa noturna chega a 112

DA REDAÇÃO

Já chega a 112 pessoas o número de mortos no incêndio acidental que destruiu uma casa noturna em Perm, 1.200 km a leste de Moscou, na última sexta-feira. Quatro pessoas já foram detidas em decorrência do incêndio, que começou devido ao manejo incorreto de fogos de artifício, segundo autoridades.
Entre as causas das mortes estão queimaduras, asfixia e pisoteamento. Cerca de 130 pessoas continuam hospitalizadas, muitas em estado grave de saúde.
Na ocasião, o estabelecimento, chamado Lame Horse ("cavalo manco", em inglês), comemorava seu oitavo aniversário.
São suspeitos de negligenciar normas de segurança o proprietário do local, os diretores executivo e artístico e o empresário contratado para os efeitos pirotécnicos.
Segundo afirma Sergei Shoigu, ministro de Emergências do país, os gerentes do estabelecimento já haviam sido multados duas vezes no passado por violar os padrões de segurança relativos a fogo.
Diante do acidente de sexta-feira, o presidente russo, Dmitri Medvedev, pediu que legisladores endureçam a punição criminal por falhas em cumprir essas normas.
Na Rússia, incêndios causam cerca de 18 mil mortes por ano. O de sexta-feira vem sendo apontado como o pior caso em décadas.
O governo da Venezuela expressou ontem suas "profundas condolências" pelo ocorrido, evocando os "fortes laços de amizade" que unem os dois países.
Hoje a Rússia terá dia de luto em respeito às vítimas do incêndio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Obama age para acelerar reforma da saúde
Próximo Texto: Eleição contestada: Irã corta internet antes de protesto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.