São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Morales promulga Carta e declara "missão cumprida"

DA REDAÇÃO

O presidente boliviano, Evo Morales, celebrou com milhares de simpatizantes a entrada em vigor, ontem, da nova Constituição. ""Esta é a segunda independência, a verdadeira libertação da Bolívia", disse Morales, sob aplausos.
A nova Carta, primeira aprovada por referendo no país, instaura um "socialismo comunitário", segundo Morales. "Podem me tirar do palácio, me matar, [mas] foi cumprida a missão de refundar uma Bolívia unida", afirmou.
O documento resulta de um tumultuado processo político. O confronto entre La Paz e os departamentos governados pela oposição levou o país à convulsão social e só arrefeceu em outubro, com o acordo que modificou o projeto, contemplando parcialmente a demanda da oposição por autonomia regional.
A Carta teve apoio de 61% dos bolivianos, mas o "não" prevaleceu em quatro departamentos, cujos dirigentes reclamam um pacto nacional para revisar o texto.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Venezuela: Milhares marcham em Caracas contra a reeleição indefinida
Próximo Texto: Equador: Correa expulsa adido da embaixada dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.