São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Milhares marcham em Caracas contra a reeleição indefinida

FABIANO MAISONNAVE
DE CARACAS

Dezenas de milhares de oposicionistas tomaram as ruas de Caracas ontem para marchar contra a emenda constitucional sobre a reeleição indefinida, que será submetida a referendo no próximo domingo na Venezuela.
Convocada por estudantes e financiada por partidos políticos oposicionistas, a caminhada saiu do Petare, o maior conjunto de favelas de Caracas, e percorreu cerca de 18 km até o centro da capital.
"Acredito na alternância de poder. É uma condição para democracia verdadeira e radical", disse o produtor de audiovisual Mikel Las Heras, 47, que foi à marcha com um grupo de amigos.
O principal slogan da marcha era "não é não", uma menção ao referendo de dezembro de 2007, quando uma ampla reforma constitucional que incluía a reeleição indefinida foi derrotada.
Entre os materiais de campanha a venda, fazia sucesso uma montagem com um grupo de heavy metal e os rostos de Hugo Chávez, Lula, Rafael Correa, Evo Morales e Fidel Castro. Abaixo da foto, se lia: "Os Mais Loucos".
Apesar do tamanho da marcha, o canal estatal VTV, que faz campanha pelo "sim", mostrou imagens de espaços vazios.
No poder há dez anos, Chávez tenta modificar a Constituição para concorrer em dezembro de 2012. As pesquisas de opinião indicam um empate técnico, com vantagem para o "sim".


Texto Anterior: EUA apoiaram ação de Uganda no Congo
Próximo Texto: Bolívia: Morales promulga Carta e declara "missão cumprida"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.