UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOTAS DA GUERRA

SOB SUSPEITA

EUA acham barris que podem conter agentes químicos ou só pesticidas
Militares americanos disseram ontem que os primeiros testes em substâncias apreendidas perto de Karbala (centro do Iraque) sugerem a presença de agentes químicos proibidos, mas admitiram a possibilidade de que sejam simples pesticidas.
Segundo o major Michael Hamlet, da 101ª Divisão Aerotransportada, 14 barris achados num campo de treinamento militar iraquiano anteontem podem conter quantidades dos agentes sarin e tabun (que agem no sistema nervoso) e do gás levisita (que provoca bolhas).
Mas o general Benjamim Freakly, da mesma divisão, disse que testes de amostras coletadas no campo e em uma área agrícola próxima podem revelar que as primeiras são um tipo de pesticida ou de um agente químico sem fins militares.
Os EUA e o Reino Unido invadiram o Iraque sob o argumento de que o ditador iraquiano, Saddam Hussein, possuiria armas de destruição em massa e poderia transferi-las a grupos terroristas internacionais.
Mas as tropas anglo-americanas não conseguiram comprovar a existência de armas do tipo no país. E o regime iraquiano ainda não as utilizou contra as forças invasoras, apesar de Bagdá, coração do país, já estar parcialmente invadida.


Texto Anterior: Londres crê ter matado Ali Químico
Próximo Texto: Visita delicada: Condoleeza dá explicações em Moscou
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.