UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal diz ter gravação de Saddam

DA REDAÇÃO

O jornal australiano "The Sydney Morning Herald" disse ontem ter recebido uma fita em Bagdá com uma mensagem possivelmente gravada pelo ex-ditador Saddam Hussein, na qual ele pediria à população iraquiana para travar uma "guerra secreta" contra as forças americanas.
O "Herald" disse ter recebido a gravação na segunda-feira de dois iraquianos, que haviam tentado antes entregá-la à TV árabe Al Jazeera, sem sucesso. "O "Herald" mostrou a fita, supostamente gravada há dois dias, para um linguista e para mais de uma dezena de iraquianos. A opinião majoritária era a de que a voz e a retórica eram similares, ou idênticas, às de Saddam", disse o jornal.
Durante 15 minutos, uma voz cansada, interrompida por acessos de tosse, pede que os iraquianos expulsem os invasores. "Parece que teremos que voltar ao estilo secreto de luta no qual começamos nossa vida", diz a voz. "Através desses meios secretos, estou falando a vocês de dentro do grande Iraque e digo: a principal tarefa de vocês, árabes e curdos, xiitas e sunitas, muçulmanos e cristãos e todo o povo iraquiano, de todas as religiões, é chutar o inimigo para fora do país".
Há referências à ocupação do Iraque pelas tropas estrangeiras e ao aniversário de Saddam, em 28 de abril. Além disso, a voz acusa o Exército dos EUA de saquear o Museu Nacional do Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cheney diz que será vice em 2004
Próximo Texto: Violência: Washington bate São Paulo em assassinatos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.