São Paulo, terça-feira, 08 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protestos anti-Sarkozy têm 600 detidos e 700 carros queimados

DA REDAÇÃO

A polícia francesa divulgou ontem os estragos causados por manifestações violentas anti-Sarkozy que irromperam na madrugada de anteontem pelo país. Foram 732 carros incendiados e 592 pessoas detidas, além de lojas depredadas, em Paris, Lyon, Nantes e outras cidades.
Os confrontos que trouxeram à tona o temor da repetição das manifestações de maio de 2005 -quando a morte de dois jovens descendentes de imigrantes desencadeou uma onda de vandalismo nos subúrbios de Paris que resultou em cerca de 9.000 carros incendiados- também fizeram 78 feridos, entre policiais e manifestantes.
Na noite de ontem houve mais protestos -em Paris, cerca de 500 pessoas participaram de uma passeata no centro em que houve depredações de cabines telefônicas e vitrines. Em outros pontos da cidade, houve choques entre policiais e mais manifestantes. Protestos anti-Sarkozy também se repetiram ontem em Caens, Nantes e Tours, além de Lyon.
No entanto, a polícia não considerou muito graves os confrontos pós-eleitorais. De acordo com um memorando interno cuja cópia foi obtida pela agência Reuters, a corporação avaliou que o nível de violência ficou acima do que se observa geralmente no 14 de Julho -quando se lembra a Queda da Bastilha- e abaixo do que costuma ocorrer nas comemorações de Ano Novo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Partidos franceses miram eleição de junho
Próximo Texto: Mais velhos preferem Sarkozy; os muito jovens, Ségolène
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.