São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestino mata dois israelenses na Cisjordânia

DA REDAÇÃO

Um palestino matou na madrugada de hoje ao menos dois israelenses na colônia judaica de Karmei Tsur, ao sul de Belém.
Quatro pessoas ficaram feridas -duas com gravidade- após o terrorista, que se infiltrou por volta das 2h de hoje (hora local), abrir fogo contra moradores. O agressor foi baleado e morreu.
Horas antes, Israel havia voltado a invadir Jenin, em busca de suspeitos de terrorismo, ferindo cinco pessoas. A ação envolveu cerca de 30 tanques e blindados.
O Exército entrou também em Tulkarem e outros vilarejos do norte da Cisjordânia -de onde, segundo os israelenses, parte a maioria dos terroristas suicidas.
Os militares anunciaram a prisão de uma mulher que planejava um atentado. As incursões de ontem são resposta a atentado com carro-bomba em Meguido (norte), na quarta-feira, que matou 17 passageiros de um ônibus.
O líder palestino Iasser Arafat criticou a campanha de Israel, que, anteontem, invadiu seu QG em Ramallah. "Faço um apelo à toda a comunidade internacional para frear esse fascismo, esse nazismo, esse trabalho sujo contra o nosso povo", declarou Arafat.
O premiê israelense, Ariel Sharon, responsabiliza Arafat pelo terrorismo. Na segunda-feira, ele se reunirá em Washington com o presidente George W. Bush. O americano prometeu ontem anunciar nova proposta de paz para a região após encontros com Sharon e com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, que está nos EUA. A realização de uma conferência de paz e a criação de um Estado palestino serão debatidas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel faz nova incursão em Jenin e fere 5
Próximo Texto: Europa: França volta a exibir apatia antes de eleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.