São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VENEZUELA

Jornal publica carta de oficiais contra Chávez
O jornal de oposição venezuelano "El Universal" publicou ontem suposto comunicado de oficiais das Forças Armadas defendendo uma "rebelião constitucional" contra o presidente Hugo Chávez.
Desde a sua volta ao poder, após um golpe que o afastou por 48 horas, em abril, a crise política não se dissipou -e vem ganhando temperatura.
Chávez é alvo de críticas de militares dissidentes e políticos oposicionistas. Segundo governistas leais a Chávez, eles tentam forjar a imagem do presidente como um líder enfraquecido, de forma a estimular setores militares descontentes a interromper a ordem democrática e derrubá-lo.
Em face do cenário político instável, Chávez vem exonerando oficiais que poderiam ameaçá-lo. Cerca de 80 de 180 generais e almirantes foram afastados e outros 600 devem ser investigados.



Texto Anterior: Justiça: Brasil intima Oviedo por pressão paraguaia
Próximo Texto: Noruega: Acidente de ônibus fere brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.