UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

EUA usaram veículos como prova contra Saddam

Especialistas contestam uso de trailers para produção de germes

DO "NEW YORK TIMES"

Analistas americanos e britânicos com acesso direto aos trailers encontrados no Iraque questionam a afirmação do Pentágono de essas unidades móveis eram usadas para desenvolvimento de germes que poderiam ser usados em armas biológicas.
Para esses especialistas, que pedem para não ser identificados, a pressa para apresentar evidências contra o Iraque influenciou o julgamento do governo americano.
"A vontade de encontrar uma prova mais concreta é tão grande, que eles [o governo] podem ter desejado chegar a essa conclusão", disse um dos especialistas que viu as unidades móveis. "Estou muito chateado com o resultado", acrescentou o analista.
A gestão Bush tem dito que os dois trailers, encontrados pelos EUA no Iraque em abril e maio, são evidências de que o regime deposto de Saddam Hussein escondia um programa de armas biológicas. Há cerca de dez dias, a Casa Branca divulgou relatório em que sustenta essa tese.
Três grupos de especialistas foram enviados pela coalizão para analisar os veículos. Os dois primeiros disseram estar convencidos de que os trailers eram usados para a produção de germes.
O terceiro grupo, com analistas mais experientes, ficou dividido -muitos demonstraram ceticismo em relação à conclusão dos demais colegas.
Bill Harlow, porta-voz da CIA (a agência de inteligência americana), disse que os dissidentes "têm direito a manifestar sua opinião, mas o governo mantém as conclusões de seu relatório".

Ataque
Um soldado americano foi morto e quatro ficaram feridos ontem em um ataque às forças dos EUA perto de Tikrit. Os atiradores usaram pistolas e lança-granadas para disparar contra os soldados que faziam ronda. Foi o sétimo americano morto em ataques como esse em duas semanas.
Ainda ontem, os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica visitaram pela primeira vez o campo de Tuwaitha, principal depósito nuclear do Iraque.
Os especialistas avaliarão a quantidade de material retirado do campo nos dias que sucederam a queda de Saddam -o local foi alvo de saqueadores.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Aposentadorias ainda são públicas nos EUA
Próximo Texto: Mídia: Talese liga caso "NYT" a pobreza jornalística
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.