São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Hamas faz acordo com Fatah para retirar milícia das ruas

DA REDAÇÃO

O grupo terrorista Hamas, que governa a Autoridade Nacional Palestina desde janeiro, concordou ontem em retirar sua milícia das ruas de Gaza, num acordo com o movimento rival Fatah destinado a diminuir a tensão.
Desde que o Hamas acionou 3.000 de seus militantes, no mês passado -criando uma força paralela com o objetivo de aumentar a segurança dos palestinos-, os conflitos entre os dois grupos se intensificaram. A maioria dos integrantes da milícia é da facção armada Brigadas Izzedin al-Qassam. As forças policiais são dominadas pelo Fatah.
Segundo o porta-voz do governo, Ghazi Hamad, "o primeiro-ministro [do Hamas] ordenou que as forças sejam reposicionadas". "Nós concordamos para acabar com o derramamento de sangue nas ruas." No final do mês passado, o Hamas já havia concordado, mas, dias depois, a milícia voltou às ruas.
O presidente Mahmoud Abbas ainda espera a resposta do Hamas a seu ultimato para que o grupo responda se aceita uma proposta que reconhece o Estado de Israel.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque sob tutela: Premiê liberta 562 pessoas presas por erro ou sem provas
Próximo Texto: "Erramos em respeitar a herança da ONU"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.